FLUXO DE CAIXA FINANCEIRO


FERRAMENTAS ÚTEIS PARA MELHORAR O DESEMPENHO E AGILIZAR PROCESSOS

    É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados nas projeções econômico-financeiras atuais da empresa, levando porém em consideração a memória de dados que respaldará essa mesma previsão. O principal objetivo dessa previsão é fornecer informações para a tomada de decisões, tais como: prognosticar as necessidades de captação de recursos bem como prever os períodos em que haverá sobras ou necessidades de recursos; aplicar os excedentes de caixa nas alternativas mais rentáveis para a empresa sem comprometer a liquidez.
   
Resumidamente, podemos afirmar que FLUXO DE CAIXA é a demonstração visual das receitas e despesas distribuídas pela linha do tempo futuro.
    Para a montagem da projeção do fluxo de caixa devemos considerar os seguintes dados:

      Entradas
      a) contas a receber
      b) empréstimos
      c) dinheiro dos sócios

      Saídas
      a) contas a pagar
      b) despesas gerais de administração (custos fixos)
      c) pagamento de empréstimos
      d) compras à vista

    O fluxo de caixa é considerado um dos principais instrumentos de análise e avaliação de uma empresa, proporcionando ao administrador uma visão futura dos recursos financeiros da empresa, integrando o caixa central, as contas correntes em bancos, contas de aplicações, receitas, despesas e as previsões. As decisões relacionadas a compra, venda, investimentos, aportes de capital pelos sócios captação ou pagamento de empréstimos e desinvestimentos, constituem um fluxo contínuo entre as fontes geradoras e as utilizadoras de recursos. Deve e pode ser utilizado por empresas de qualquer porte dada a sua importância e simplicidade. Entre os Micro e Pequenos Empresários se a sua necessidade ainda não foi sentida, com certeza foi intuída.
    A projeção do fluxo de caixa permite a avaliação da capacidade de uma empresa gerar recursos para suprir o aumento das necessidades de capital de giro geradas pelo nível de atividades, remunerar os proprietários da empresa, efetuar pagamento de impostos e reembolsar fundos oriundos de terceiros.

    Na projeção do fluxo de caixa, indicamos não apenas o valor dos financiamentos que a empresa necessitará para desenvolver as suas atividades, mas também quando ele será utilizado. Percebemos até agora que o fluxo de caixa olha para o futuro retratando a situação real do caixa na empresa, não podendo ser confundido com os registros contábeis que se ocupam do passado e incorporam categorias relacionadas ao patrimônio físico da empresa, como por exemplo, o Ativo Imobilizado.
    A projeção pode ser realizada mês a mês, trimestre a trimestre ano a ano ou até mesmo em bases diárias.
    Além de permitir analisar a forma como uma empresa desenvolve sua política de captação e aplicação de recursos, o acompanhamento entre o fluxo projetado e o efetivamente realizado, permite identificar as variações ocorridas e as causas dessas variações.


Projeção do Fluxo de Caixa

    O fluxo de caixa é construído a partir das informações relativas a todos os dispêndios e entradas de caixa já conhecidos e dos projetados.
    Para a elaboração do fluxo de caixa, a empresa precisa dispor internamente de informações organizadas que permitam a visualização das contas a receber, contas a pagar e de todos os desembolsos geradores dos custos fixos. A forma de obtenção e organização dessas informações auxiliares, passam pela utilização de ferramentas de gestão, cuja forma dependerá do tipo da empresa, do seu porte e disponibilidade financeira. O fluxo de caixa é um grande sistema de informações para o qual convergem os dados financeiros gerados em diversas áreas da empresa. A maior dificuldade para se ter um fluxo de caixa realmente eficaz é gerenciar adequadamente este sistema de informações. Na grande maioria das Micro e Pequenas Empresas tudo pode ser resolvido com a utilização de simples planilhas.
    Como você leu até aqui, entendo que está interessado no assunto, vou recompensa-lo,
clique aqui e faça o download de um exemplo de controle de contas à receber/pagar e contencioso, é de graça e pode ser modificado ao gosto e necessidades de cada um. Se tiver alguma dificuldade para utiliza-lo entre em contato, teremos imenso prazer em atender.
    Do exposto, infere-se que o fluxo de caixa é uma simples, mas extremamente útil e poderosa ferramenta de planejamento financeiro. Com a observação de alguns princípios, ele poderá trazer benefícios significativos para a sua empresa. Também dispensa grandes investimentos em informática para poder operar satisfatoriamente. De fato, a principal condição para o sucesso do fluxo de caixa é a existência de uma cultura de planejamento.
    Corroborando a afirmação da simplicidade do fluxo de caixa e da dispensa de grandes investimentos computacionais, vamos exibir em seguida um modêlo de fluxo de caixa,no caso , diário, desenvolvido totalmente em EXCEL®, adotando-se o método direto, que consiste em apresentar a partir de um saldo inicial, as entradas e saídas de caixa até a determinação do saldo final, sendo a forma mais utilizada de sua apresentação. Levamos em consideração a sua destinação, micro e pequenas empresas, portanto, adapta-se às características de gestão do caixa nas empresas desses segmentos.


  Propositalmente apresentamos o modêlo sem dados, se você tiver interesse em conhecer o seu funcionamento, basta
clicar aqui e fazer o download do sistema completo em versão demo. Se acontecer alguma dificuldade para entende-lo entre em contato, teremos imenso prazer em atender.
    Dê um olhada nos gráficos correspondentes a cada um dos meses, modifique os dados nas planilhas e veja o resultado no gráfico, são muito úteis para facilitar o entendimento do que acontece com o fluxo de caixa.
    Já que chegou até aqui, sugiro que espie as
Dicas e os Artigos/Publicações, podem melhorar a sua compreensão sobre o assunto.

    PARA COMPRAR ENTRE EM CONTATO CLICANDO
AQUI   Valor R$120,00

Indique este Site para os melhores amigos!


Topo desta página