CONTAS - A PAGAR/RECEBER  CONTENCIOSO



Introdução

              A administração financeira está intimamente ligada à Economia e Contabilidade, utilizando informações contábeis e conceitos econômicos.
              Isto não é diferente nas ME e PE, que encontram um grave obstáculo interposto pelo caixa 2.
              Como a contabilidade não se ocupa do caixa2, claro está que os seus números não refletem a realidade da maciça maioria das empresas brasileiras, destacando-se que salvo honrosas exceções, a finalidade enxergada pelo empresário é meramente tributária e assim permanecerá por muito tempo.
              Urge que os micro e pequenos empreendedores preocupem-se em estabelecer métodos que permitam reunir e processar todas as informações dispersas, muitas vezes registradas em papeluchos perdidos em gavetas e pregos, propiciando uma administração financeira mais sensata, preocupada em manter a solvência da empresa, tendo toda a flexibilidade para trabalhar as informações da forma que melhor lhes convier, sem se preocuparem com normas contábeis.
              Para uma boa gestão das ME e PE há necessidade, de controles internos de contas a receber, contas a pagar, contencioso, bancos, caixa, receitas e despesas, de um sistema de custos e formação do preço de venda, da correta apuração de resultados periódicos, do acompanhamento da rentabilidade, do fluxo de caixa, compras, gestão de estoques e da análise constante dos seus resultados voltada para o diagnóstico financeiro, de forma que possibilite a visão pelo proprietário ou sócios da empresa da sua performance econômico-financeira.

Contas a pagar

              Cada compromisso que a empresa assume perante a terceiros deve, baseado em documento, podendo ser uma cópia da nota fiscal, duplicata, bloquete de cobrança bancária, formulário simples de pedido ou orçamento, cópia de cheque pré -datado ou formulário interno em que conste pelo menos o nome do credor, o valor e a data do compromisso, ser registrado em uma planilha, formulário ou outro documento, de tal sorte que permita com uma passada de olhos conhecer todos os compromissos vincendos, suas datas e valores bem como o seu montante.
              Como temos encontrado grande dificuldade para a sistematização dessas informações, temos recorrido ao uso de simples planilhas do Excel®, que com o uso dos filtros propicia ótimo resultado, cfe. exemplo abaixo.

Contas a receber

              Toda e qualquer operação de venda que a empresa realiza,deve, sempre baseada em documento, ser registrado em uma planilha, formulário ou outro documento, de tal sorte que permita com uma passada de olhos conhecer todos os compromissos vincendos, suas datas e valores bem como o seu montante.
              O ditado de que "quem quer receber vai atrás", tem colaborado bastante com o insucesso das ME e PE que via de regra não dedicam suficiente atenção ao assunto, são pontualmente cobradas mas descuidam das suas cobranças, é preciso estabelecer critérios e metodologias para que esta atividade assuma o seu grau de importância, encontramos tantos descalabros que terminamos por incluir entre as nossas planilhas uma dedicada sómente ao que denominamos CONTENCIOSO, sobre o qual vamos discorrer.
              Como igualmente temos encontrado grande dificuldade para a sistematização dessas informações, temos recorrido ao uso de simples planilhas do Excel®, que com o uso dos filtros propicia ótimo resultado, cfe. exemplo abaixo.
Contencioso
              O adjetivo contencioso vem do Latim "contentiosu", indica uma incerteza, dúvida ou litígio. Como todos os haveres vencidos após um determinado tempo se enquadram numa das denominações, usamos o termo por acha-lo apropriado.
              Observadas as peculiaridades de cada empresa a sua adequação ao mercado e a observância da legislação, sempre que um haver vencido ultrapassar os limites determinados pela administração para ser considerado problema, deve ser separado do Contas a Receber pela simples razão que a partir dalí não pode mais compor o Fluxo de Caixa, pois o seu recebimento é incerto. Por isso mesmo, deve merecer atenção especial e constante até o atingimento do limite máximo, quando passa então ao litigioso. Lembre-se! "quem quer receber vai atrás".  
        Como você leu até aqui, entendo que está interessado no assunto, vou recompensa-lo, clique aqui e peça gratuitamente um aplicativo controle de contas a receber/pagar e contencioso, que pode ser modificado ao gosto e necessidades de cada um. Se tiver alguma dificuldade para utiliza-lo entre em contato, teremos imenso prazer em atender.

Indique este Site para os melhores amigos!


Topo desta página